Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Mesmo inadimplente, cidadão não pode ser exposto em cobrança de forma vexatória

Publicado por Rosiane Rangel
há 8 anos

Mesmo inadimplente cidado no pode ser exposto em cobrana de forma vexatria

A 4ª Câmara Civil do TJ condenou instituição bancária ao pagamento de danos morais a um cidadão que sofria cobranças vexatórias de escritório de advocacia na Grande Florianópolis. Conforme os autos, a assessoria do banco ligava para vizinha da mãe do autor e pedia para passar recado de que ele lhe devia. Em segunda instância, a financeira foi condenada a pagar R$ 10 mil.

Com o intuito de constrangê-lo ao pagamento, os representantes enviavam também boletos ao e-mail profissional da mulher do demandante. O autor, que desde logo admitiu a dívida, sustentou fazer jus a ressarcimento pelo abuso no direito de cobrança. A ré, por sua vez, alegou ser parte ilegítima para figurar na demanda, uma vez que delegou a função de cobrança à assessoria especializada.

Para o desembargador Joel Figueira Júnior, relator da matéria, não assiste razão ao banco, pois o escritório efetuava as cobranças em seu nome. Acrescentou que a apelante excedeu manifestamente seu direito de cobrar os valores devidos pelo requerente, uma vez que efetuava ligações a vizinhos do autor, além de endereçar correspondência eletrônica com boletos a sua esposa.

"A prova do ilícito é forte, vejamos: o documento comprova o envio de notificação extrajudicial ao endereço eletrônico comercial da esposa do requerente, enquanto os depoimentos colhidos demonstram que o autor foi vítima de cobrança vexatória, conforme o relato de uma testemunha", anotou o magistrado. Em primeira instância, o autor havia recebido R$ 36,2 mil, valor minorado pela câmara. A decisão foi unânime.

Fonte: http://www.cartaforense.com.br/

  • Sobre o autorAssessoria e Consultoria Jurídica
  • Publicações18
  • Seguidores35
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2223
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mesmo-inadimplente-cidadao-nao-pode-ser-exposto-em-cobranca-de-forma-vexatoria/395831712

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Feliz decisão do egrégio Tribunal de Justiça de Santa Catarina, esta empresas "recuperadoras", são useiras e viseiras nesse tipo de procedimento. Assim, todos que se sentirem ofendidos nos seus direitos deveriam tomar estas providencias via processo legal, quando a cobrança for vexatória. continuar lendo

A situação não é só vexatória, a assessoria de cobrança contratada pelo Banco, também faz uso da inconveniência, pois a cobrança via telefone é durante um dia inteiro. A pessoa atende ao telefone, dá sua explicação quanto ao atraso e ainda assim recebe ligação durante todo aquele dia, como se o dinheiro pudesse cair de repente do céu.
A pessoa programa o pagamento para um determinado dia e mesmo assim 1 hora depois, ligam fazendo a mesma cobrança. Quando se pede o boleto para pagamento, eles cobram multas e juros, além dos honorários advocatícios, que a meu ver deveriam ser pagos pelo contratante (o Banco). continuar lendo

Bastante esclarecedor ... Parabéns ... continuar lendo